quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Domingos da Apresentação faleceu há 54 anos

Evocando o primeiro bispo 
com quem falei

Tendo sido Bispo Auxiliar de D. João Evangelista durante cinco anos, após o seu falecimento foi nomeado Bispo Residencial de Aveiro em 11 de Agosto de 1958. Dele disse, D. João, quando, como Bispo Auxiliar, D. Domingos chegou à nossa Diocese: «Tu serás a luz dos meus olhos, ó doce irmão, tu serás, ó forte amparo, o báculo da minha velhice.» 
D. Domingos, na sua primeira carta pastoral, define como prioridades para o seu trabalho «os problemas do clero, do apostolado, da caridade e da educação cristã». Promove o apostolado dos leigos, com base nas estruturas da Ação Católica e da Catequese, ao mesmo tempo que incentiva a formação dos catequistas.
Dele guardo recordações da minha participação nas Semana de Estudos Pastorais, destinadas a sacerdotes e leigos, e da sua intervenção pastoral que o levava a visitar, quantas vezes inesperadamente, as paróquias carecidas do seu estímulo e da sua presença, qual pai atento às dificuldades dos seus filhos.

Numa ação que se realizou no Seminário de Aveiro, em que eu participei, tinha então vinte e poucos anos, falei pela primeira vez com ele. Foi, curiosamente, ou talvez não, a primeira vez que falei com um bispo. Na altura, nós, os leigos, olhávamos para os bispos como se eles tivessem auréola com direito a trono. Esta afirmação pode parecer excessiva, mas para mim e para outros era mesmo como digo.
Entrei no salão de seminário, depois de um intervalo. O salão ainda estava com pouca gente. E D. Domingos faz-me um sinal para que me aproximasse. Fiquei um pouco receoso e lá respondi às suas perguntas, dando a minha opinião sobre o que tinha ouvido. Elle então dirigiu-me palavras de incentivo, para que continuasse na Ação Católica. Perdi o medo e tirei da minha imaginação as auréolas dos bispos.
Faleceu inesperadamente, de problemas cardíacos, em 21 de Janeiro de 1962. De D. Domingo disse o seu sucessor, D. Manuel de Almeida Trindade: «A acção do meu imediato antecessor foi um sopro de espírito, pleno de entusiasmo e de dinamismo em toda a vida da Diocese.» 

Fernando Martins

Sem comentários:

Páginas

Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.

TRADUÇÃO

DONO DO BLOGUE

DONO DO BLOGUE
Fernando Martins

REFLEXOS DA VIDA DE FERNANDO MARTINS

Este meu blogue ficará disponível apenas para consulta

Por razões compreensíveis e próprias da minha idade, este meu blogue vai continuar disponível para consulta, mas não será atualizado. Contin...