quarta-feira, 21 de maio de 2014

UM PARTO NO MEU AUTOMÓVEL

Sede da Obra

Era certo que muitas raparigas entravam grávidas na Obra da Providência, algumas sem saberem, com rigor, o tempo de gravidez. Num princípio de tarde, uma jovem acolhida na casa alerta para a hora do parto. As dores começam a sentir-se e a angústia, natural, manifesta-se. Era necessário conduzi-la ao hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, como era habitual em casos semelhantes.
Logo a seguir ao almoço, bateram à minha porta duas raparigas apoiadas pela Obra, com o apelo urgente de as ajudar, já que um parto estaria iminente. Apressei-me, naturalmente. A futura mãe entra no meu automóvel, com sinais evidentes de que a hora se aproximava. Deitada no banco de trás, começou a queixar-se. Sentada ao  meu lado,  Dona Maria da Luz Rocha, fundadora e diretora da instituição,  começou a animá-la, dizendo-lhe que faltava pouco para chegar ao hospital.



A meio do caminho, junto à antiga fábrica da bolacha, na Gafanha d’Aquém, a jovem começa a pedir água, respondendo-lhe a diretora da Obra que não se podia parar e que era preciso chegar depressa a Ílhavo. De repente, diz a rapariga, com ar de algum alívio: 
— Já botei fora…. 
A este desabafo,  convencido de que ela tinha vomitado, disse-lhe: 
— Vomite à vontade…
Dona Maria da Luz teve um pressentimento e olha de imediato para a jovem. Dá um salto e recebe a criança nos braços. Depois foi uma corrida até ao hospital, buzinando eu,  nervosamente, para que me deixassem passar. Quando chegámos ao hospital de Ílhavo, junto à porta de entrada,  já duas funcionárias, alertadas provavelmente pelo barulho da buzina, se apresentavam de maca preparada para receber um eventual sinistrado, afinal a mãe e o bebé. 
No fim de tudo, esta foi uma estória bem-sucedida, semelhante a muitas outras que se viveram na Obra da Providência.

Sem comentários:

Páginas

Tema Simples. Com tecnologia do Blogger.

TRADUÇÃO

DONO DO BLOGUE

DONO DO BLOGUE
Fernando Martins

REFLEXOS DA VIDA DE FERNANDO MARTINS

Este meu blogue ficará disponível apenas para consulta

Por razões compreensíveis e próprias da minha idade, este meu blogue vai continuar disponível para consulta, mas não será atualizado. Contin...